oie, sou a Rafa!
também conhecida como vabaela
 

quem sou eu?

artista visual e ilustradora que usa técnicas mistas, aquarela, colagem, bordado, cerâmica e recentemente customização de peças de vestuário para retratar emoções e vivências. manézinha da Ilha da Magia, Florianópolis vivendo e descobrindo como se encaixar no Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa

 

e esse foi um bom resumo.

 

daqui pra frente entrego uma versão extendida à quem possa interessar

por um tempo preferi usar uma descrição na terceira pessoa aqui, mas depois percebi que isso não é coerente com o tipo de relação e proximidade que quero construir com as pessoas que gostam do que faço, então vamos lá

meu nome é Rafaela Valmorbida. é isso, não tenho outro sobrenome. pensei que seria complicado de explicar como escrever e queria algo curtinho e fácil para as redes sociais, aí surgiu "vabaela" da mistura do meu nome e sobrenome.

nasci em 27 de julho de 1994 em Florianópolis, Santa Catarina. sou manézinha da ilha, nascida na Carmela Dutra, como dizem os nativos. com uma família de gaúchos que vem toda do Rio Grande do Sul. e sim, sou de leão, para quem curte astrologia. cresci no bairro Campeche em uma época que lá nem tinha asfalto direito, correndo no mato e na areia da praia. tive uma infância de bairro isolado em cidade pequena com cheiro de grama e mar e acho que isso foi uma coisa boa pra mim.

na minha família tem muita gente criativa. meu pai foi marceneiro, a vó sabe tudo de artesanato, a tia desenha, a mãe faz de tudo um pouco. cresci dançando, pintando, desenhando e experimentando todas as formas de ser criativa. esse é um lugar de conforto e expressão, onde posso ser livremente. eu nunca não estive criando, só transformei a paixão em renda. 

sou formada em Admnistração de Empresas pela Estácio. dizem que isso não faz o menor sentido por conta da minha personalidade peculiar, mas foi o curso que possibilitou a organização necessária pra começar a transformar hobby em empreendimento. 

meus trabalhos retratam emoções e vivências através de processos intuitivos com misturas de técnicas e materiais e assim vão surgindo composições únicas e expressivas. colagens com frases, pinturas abstratas, ilustrações em aquarela, bordados, cerâmicas e mais que fazem parte de um acervo cheio de sentimentos e histórias que vem crescendo desde 2015.

comecei a participar de feiras culturais em 2016 com um projeto que consistia em desenhar as pessoas com frases da escolha delas e também levava originais sem moldura ou qualquer proteção para colar com fita crepe nas paredes dos eventos (hoje percebo o quanto a aparenca desleixada desvalorizava e tirava a atenção do que realmente importava ali). um dia emoldurei alguns trabalhos de mixed media e entendi que existia algo de valioso no que eu estava fazendo. lá por 2017, experimentei aquarela e apaixonei, se tornou a minha técnica favorita. aos poucos fui levando mais a sério a ilustração e em 2020 quando estávamos em isolamento por conta da pandemia, pude continuar o estágio da faculdade em home office. esse tempo extra sem sair de casa era tudo que eu precisava para dar um gás na produção artística.

digitalizei as ilustrações e colagens, emoldurei algumas, vendi. iniciei a produção de artes impressas (prints) e estava feliz demais desenvolvendo produtos estampados com as digitalizações e fotografias das peças originais. vendia pelas redes sociais e também na colab55 no formato de impressão por demanda. as interações no Instagram e Twitter e as vendas me deixavam mais empolgada para criar. 

com o final do isolamento, nasceu o Nosso Role Cultural, um projeto de produtora de eventos que se tornou também uma forma de participar de feiras como coletivo com outros artistas. em um desses eventos, conheci a fundadora da Casa Varal, Marcele que na sequencia me convidou para expor produtos vabaela e como coletivo na loja colaborativa que estava abrindo e segue sendo uma parceira incrível até hoje. tive trabalhos expostos na Galeria Jandira Lorenz da UDESC e na Galeria Venere em Jurerê Internacional. produzi e participei de eventos e ações culturais em estabelecimentos comerciais e espaços públicos, além de continuar sempre buscando parcerias com espaços e oportunidades de exposição. tem sido uma jornada interessante, cheia de experiências incríveis, pessoas queridas e momentos espeiciais.

em 2024, trabalhei na Terral Collab, uma loja colaborativa, lá fui muito incentivada pela Juliana, sua fundadora, a ministrar oficinas livres de aquarela no mesão do espaço. a gratificação de ver alguém se encantando enquanto aprende e experimenta uma nova técnica é sensacional. proporcionar  para alguém é demais.

ao mesmo tempo que nunca imaginei fazer tanto, me sinto ansiosa pra ver onde a arte pode me levar. recentemente,  mudei com dois gatos e vários sonhos para o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa e cá estou, te contando um pouquinho a minha história. 

 

se você chegou até aqui, comenta um 🥰 nesse post pra eu ficar sabendo?
obrigada pela atenção. espero que tenha gostado <3

quer me conhecer um pouco mais?
acompanhe tudo que estou fazendo pelas redes sociais.
aqui você encontra todos os links.